sábado, 20 de novembro de 2010

Matéria que saiu no Site Ego


Conhecido pelos charmosos olhos puxados e pela fama de galã, Maurício Mattar nem sempre teve uma vida fácil. O ator e cantor conta sua trajetória na biografia 'Maurício Mattar De Peito Aberto', que lança nesta segunda, 22, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio.
Escrito por Tania Carvalho, o livro traz passagens polêmicas e dramáticas da vida de Mattar, como as noites que dormiu na rua.

Aos 14 anos, ele saiu de casa e foi morar com amigos. Nesta época, ganhava uns trocados como palhaço, trabalhando na dupla "Birosquinha e Bacalhau". Às vezes, dormia na rua por falta de dinheiro para a condução.
No livro, Mattar encara assuntos como a separação dos pais, a infância tumultuada vivida na casa de parentes, a fama de bad boy, os atritos com gravadoras, os quatro casamentos, a relação com as drogas e a religião. Confira alguns trechos:

A idéia da biografia

"Em 2010 completei 46 anos de vida e 30 anos de carreira. Comecei a perceber que muita coisa que fiz era completamente desconhecida para toda uma geração. Isso me assustou um pouco e achei que era o momento certo de eu contar a minha história, não de uma maneira arrogante, mas simplesmente para não deixar passar em branco tudo o que fiz, o que sei, o que lutei, para que nada disso tenha sido em vão (...)".

Crise dos 40

"Há quem diga que estou na crise dos 40, especialmente porque tenho uma imagem jovem, atlética, sandália havaiana, bermuda. Pode até ser: sou ariano daqueles que quer ser um velho, mas com a alma jovem, com o espírito de criança. Porque se deixar que a vida me endureça vou perder o melhor dela. Acho, porém, que mais do que uma crise de idade é uma reflexão sobre como devo encarar a maturidade (...)".

O Sofrimento

"Acho que nos últimos anos eu vivi o sofrimento. E aprendemos no amor ou na dor. E especialmente no amor que vira dor. As rugas podem ainda não ter aparecido no rosto, mas os vincos de sofrimento na alma me fizeram querer com mais vontade descobrir um novo Maurício, não para provar nada a ninguém, não de uma forma ansiosa, não de um modo desesperado, mas com certa destreza, inteligência, esperteza de alguém que passeia por todas as tribos. Preciso fazer a metamorfose do garotão para homem maduro com sabedoria, conhecimento, usando a experiência. Persigo as palavras de Nietzsche, para quem a maturidade no homem pode significar encontrar o lado sério da criança que existe dentro dele. Isso seria a perfeição e é isso que busco."

Inquietação

"Quero permanecer em uma velocidade de cruzeiro pela minha vida. Sei que não é fácil ter um vôo maravilhoso todo o tempo quando o destino é longínquo. Quero ir até onde der. A partir de agora, com certeza, vou levar o planador em um vôo mais liso, mais macio, porque já sei onde as turbulências estão. Isso não quer dizer acomodação, pelo contrário. É somente num voo tranquilo, em que posso dar vazão à minha inquietação".

Rótulo de galã

"Minha história começa no Teatro Tablado ao lado de Maria Clara Machado, Carlos Wilson, o Damião, e tantas pessoas maravilhosas que me fizeram ter a paixão pelo palco, que permanece inalterada até hoje. Lá fui e sempre serei rei, pobre, vilão, sapo, menina, coveiro - o que quiser, e quando quiser. Ninguém faz teatro para ser galã, mas para aprender o ofício. A televisão, porém, me marcou como galã, me colocou no nicho dos homens bonitos, na gaveta dos conquistadores - ao mesmo tempo em que te dá notoriedade, te rotula, te enquadra no padrão".

Desejo de interpretar um gordo, manco e cego

"Antes que digam que estou cuspindo no prato que comi, tenho muito carinho pela televisão e por tudo o que fiz nela, desde meu primeiro trabalho, João Ligeiro na novela Roque Santeiro. Só que hoje acho importante descobrir uma maneira de quebrar o estigma. Quem sabe alguém ao ler esse livro se incomode saudavelmente, fique curioso e a curiosidade leve ao encantamento e com isso surja uma conspiração para que eu consiga alcançar este meu desejo. Queria fazer um personagem diferente, como Tarcísio Meira em Grande Sertão Veredas. Quanto tempo ele levou para desvincular a sua imagem de galã, para provar que podia fazer algo diverso? E como fez bem. Queria uma chance assim: viver um homem gordo, prognata, manco, cego barba por fazer, não importa, algo que mostrasse os famosos vincos. Porque às vezes é bem difícil, a TV é uma fábrica incessante de trabalhos, você emenda um no outro, e nem sempre consegue tempo para se desfazer de um personagem e montar o outro".

Turbulências

"Não sou mais de saltos, arrancos, turbulências. Tudo o que passei me serviu de lição. Se vou errar, quero erros novos"

Dependência química?

Tachado de dependente químico, Mattar se internou em um spa para "tirar toda a química do sangue". "Muita gente foi para a imprensa falar horrores de mim e virou uma carnificina. Os inimigos são a grande jóia do praticante. Ou seja, é na dor que mais aprende. E o mocinho, depois de apanhar muito, se conseguir ficar de pé, acaba como herói."

VISITAS

------------------------------ --------------------------------- PageRank

DA ONDE VISITAM